Para solicitação de reembolso se faz necessário encaminhar para a Operadora os
documento abaixo, de acordo com o tipo de atendimento:
1. Consulta Médica Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição e data do atendimento, valor pago, nome, especialidade, CRM, CPF, assinatura e carimbo do médico. Nota Fiscal onde devem
constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição e data do atendimento, especialidade e carimbo médico.
2. Acupuntura Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição do tratamento, número de sessões e suas datas, valor pago, nome, CRM do médico solicitante, CRM do profissional executante, CPF,
assinatura e carimbo do profissional que realizou a (s) sessão (ões). Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição do tratamento, número de sessões e suas datas, nome, CRM e carimbo do médico solicitante.
3. Nutrição Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição do atendimento, número de sessões e suas datas, valor pago, nome, CRN, CPF, pedido/encaminhamento médico com CRM, assinatura e carimbo do (a) nutricionista que realizou a(s) sessão (ões). Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição do atendimento, número de sessões e suas datas, nome, CRN do (a) nutricionista que realizou a(s) sessão (ões).
4. Exames Pedido médico onde devem constar: nome do paciente, nome de cada exame e justificativa para a respectiva solicitação (ões). Recibo ou Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, data do atendimento, nome de cada exame realizado com o seu valor unitário (para exames de imagem - RX, TC, RM e etc. – deverá constar também a região examinada e, se for o caso, descrição dos materiais e medicamentos com os valores unitários).
5. Terapias I (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicoterapia, Terapia e Ocupacional) Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico, quadro clínico atual, descrição e justificativa para a terapia indicada. Observações: 1. A solicitação da terapia deve ser feita por profissional médico (CRM). 2. Em caso de continuidade da terapia, o relatório médico deve ser atualizado após 3 (três) meses. Pedido médico onde devem constar: nome do paciente, nome de cada exame e justificativa para a respectiva solicitação(ões) e CRM do profissional solicitante. Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição da terapia, número de sessões e suas datas, valor pago, nome, número de inscrição no respectivo Conselho Regional (CREFITO-F, CRFA, CRP/CRM, CREFITO-TO), CPF, assinatura e carimbo do profissional que realizou a terapia. Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição da terapia, número de sessões e suas datas, nome, número de inscrição no respectivo Conselho Regional (CREFITO-F, CRFA, CRP, CRM, CREFITO-TO), CPF, assinatura e carimbo do profissional que realizou a terapia.
6. Terapias II (Diálise, Quimioterapia, Radioterapia) Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico, descrição e justificativa para o tratamento solicitado, histórico dos tratamentos já realizados e planejamento terapêutico. Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição do tratamento, número de sessões e suas datas, valor pago, nome, CRM, CPF, assinatura e carimbo do médico. Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição do tratamento, número de sessões e suas datas. Fatura onde devem constar: descrição de todos os itens da conta (materiais, medicamentos, taxas e etc.) com valores unitários.
7. Procedimentos Ambulatoriais (Cirurgias de pequeno porte, atendimentos em PS, etc.) Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico e tratamento realizado. Nos casos de pequenas cirurgias, descrição detalhada das lesões e procedimentos realizados para cada uma. Laudo Anatomopatológico (se houver) Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição e data do atendimento, valor pago, nome, CRM, CPF, assinatura e carimbo do médico. Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição e data do atendimento. OBSERVAÇÕES: 1. No Recibo, Nota Fiscal ou Relatório Médico deve constar: descrição dos materiais, medicamentos, taxas e outras despesas com valores unitários. 2. Vasectomia: anexar documento escrito e firmado, com o consentimento expresso.
8. Internação – Despesas Hospitalares Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico, tempo de evolução da doença, descrição e período do atendimento e justificativa para a internação. Nota Fiscal do Hospital onde devem constar: nome e CNPJ, valor pago, nome do paciente e data do evento. Fatura onde devem constar: descrição de todos os itens da conta hospitalar com seus valores unitários, data de internação, data da alta e período de cobrança. Internação – Honorários Médicos Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico, tempo de evolução da doença, descrição e período do atendimento e justificativa para a internação. Laudo Anatomopatológico (se houver) Recibo onde devem constar: nome do paciente, descrição e período do atendimento, valor pago, nome, CRM, CPF, especialidade, assinatura e carimbo do médico. Nota Fiscal do Hospital onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, descrição e período do atendimento. OBSERVAÇÕES: 1. No Recibo, Nota Fiscal ou Relatório Médico deve constar: a respectiva participação e valores (cirurgião, 1º auxiliar, 2º auxiliar, etc.). Se o atendimento for clínico, informar a especialidade, número e datas das visitas cobradas. 2. Laqueadura Tubária: anexar documento escrito e firmado, com o consentimento expresso.
9. Próteses e Órteses de Implantação Cirúrgica Após a verificação da
existência de cobertura contratual, deve ser entregue: Relatório médico
onde devem constar: nome do paciente, descrição e data do
procedimento, diagnóstica e justificativa para a solicitação do material.
Nota Fiscal original do Fornecedor / Distribuidor / Fabricante onde
devem constar: nome e CNPJ do emitente, data de emissão, nome do
paciente, valor pago, descrição do material, marca, modelo e fabricante.
10. Remoção em Ambulância Relatório médico onde devem constar: nome do paciente, diagnóstico e justificativo para a remoção. Nota Fiscal onde devem constar: nome e CNPJ da Instituição, valor pago, nome do paciente, data da remoção, quilometragem, local de partida e destino, tempo de espera (se houver), tipo de ambulância (UTI ou simples) e descrição do valor dos honorários médicos (se houver).
OBSERVAÇÕES: 1. Não serão aceitos recibos de pagamentos a autônomo (RPA); recibos provisórios e/ou temporários; nota de serviço ou nota de débito; duplicata e nota fiscal sem quitação. 2. Em todos os
recibos devem constar: CPF, endereço e telefone do profissional que realizou o atendimento.
11. Parto Normal ou Cesárea Em Cumprimento A Resolução Normativa – RN 368 Da ANS, A Partir De 06/07/2015, Será Obrigatório O Envio Do Partograma Para Reembolso De Parto (Normal Ou Cesárea)
Hoje muitas operadoras possuem a funcionalidade de pedido de reembolso via aplicativo de celular. Esta opção é super legal, pois agiliza todo o processo de analise de pagamento.
Abaixo temos o checklist de documentos necessários para o pedido de reembolso.